sexta-feira, 21 de maio de 2010

Pudim de pão.

Inspirada na receita do chef Julio Cruz, que foi ao ar no programa Dia Dia da Band, fiz um pudim de pão.

Como o nome do blog é Experimentando e eu gosto de inventar moda, fiz metade da receita, já que aqui em casa somos poucos, e aproveitei uma garrafa de leite de côco, ha uns 6 dias na geladeira, substituindo o leite integral.

Tirei fotos, claro, mas antes da foto e da minha opinião sobre a receita, quero falar sobre o blog.
Sempre tentei juntar receitas em algum lugar, pastas, cadernos, computador. Mas nunca deu certo. Minha memória é terrível, então queria muito ir fazendo as receitas que me interessavam, tirar fotos e fazer observações. Adoro observações. Se eu tivesse tido antes a brilhante idéia de fazer um blog pra anotar coisas, não teria feito duas vezes uma torta de sardinha meio salgada e um brigadeiro que ia derretendo.
Ontem ví essa receita na televisão, lembrei do monte de pão que tem aqui, do leite de côco que ia estragar e fiz essa adaptação. Podia ficar horrível, então resolvir fazer o pudim e o blog.
Não sou uma grande cozinheira, uma conhecedora de temperos e/ou especiarias e nem tenho a pretensão de ser a Ofélia ( quem lembra dela ? ) geração 2010. Quero só fazer meus testes, minhas invencionices e ter um lugar pra anotar o que ficou bom, o que deu certo, o que solou, o que salgou... e o melhor é que aqui não junta poeira, não tem traça e eu não perco se por acaso me mudar.

Voltando ao pudim, a receita do Julio é essa:
Massa:
6 pãezinhos amanhecidos picados
1 litro de leite quente
4 ovos
2 colheres (sopa) de margarina
2 xícaras (chá) de açúcar
1 colher (café) de canela em pó

Para caramelar:
1 xícara (chá) de açúcar

Modo de preparo:
Comece derretendo o açúcar em uma panela até ficar líquido e dourado. Transfira para uma assadeira, espalhe bem e reserve. Coloque os pães em uma vasilha e cubra com o leite. Deixe hidratar por 10 minutos e coloque no liquidificador junto com o restante dos ingredientes. Bata por 1 minuto, despeje sobre a assadeira caramelizada, cubra com papel alumínio e leve ao forno moderado (180ºC) por aproximadamente 45 minutos. Tire o papel alumínio e deixe por mais 10 minutos para dourar. Tire do forno, espere amornar, desenforme e sirva.



Como já disse, fiz só a metade e substitui o leite integral por leite de côco.


Antes do forno:


Depois do forno:



Desenformado:

Deixei amornar, como pedia na receita, mas mesmo assim deu uma grudadinha no fundo da forma.


Cortado:

Da próxima vez vou colocar menos açúcar. Achei doce demais.
Sobre o leite de côco, não fez a mínima diferença. Na verdade, mínima fez. Nem dá pra notar que foi feito com leite de côco. Se você não comentar, a pessoa que comer não vai perceber o gosto do côco, a menos que seja muuuito atenta a tudo ( não é meu caso! ).

No mais, vale à pena e eu faria novamente.

No site tem também uma receita de pudim de pão salgado que pretendo fazer brevemente.

Nenhum comentário: