sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Bolo de banana.

Hoje instituí que sexta-feira é dia de bolo !
E resolvi fazer um bolo de banana. Toda animadinha, descasquei e cortei umas 6 bananas, fui separar o resto dos ingredientes e descobri que dos 3 ovos, Leonardo comeu 2 de manhã.
Tragédia ! O que eu ia fazer com aquelas bananas ?
Resolvi fazer o bolo com 1 ovo só, não sem antes consultar ele, meu querido companheiro, Google !

Usei:
  • 1 xícara de leite de soja
  • 1 banana inteira
  • 2 colheres de sopa de fermento
  • 1/2 colher de sobremesa de sal
  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 ovo
  • 4 colheres de sopa de manteiga
Como fiz:
Separei a gema da clara, bati a clara em neve.No liquidificador, bati o leite com a banana.
Na batedeira, bati primeiro o açúcar e a manteiga. Acrescentei a gema, bati mais um pouqinho. Coloquei a farinha, o sal e o leite, bati mais. Por último, o fermento, bati bem pouquinho. Acrescentei as claras, misturei com uma colher.
Caramelei a forma, coloquei as bananas, joguei a massa e coloquei no forno pré-aquecido.
Com 45 minutos ainda tava uma melequeira só. Me desanimei, mas esperei um pouco mais e, com quase 1 hora de forno, ele ficou seuqinho.
O mais fantástico é que esse foi o bolo de banana mais macio que eu já fiz !
Ficou bom de verdade !

Da próxima vez: peneirar o sal com a farinha.

Nenhum comentário: