quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

'Mistura de legumes' ou 'Como não batizar sua receita'.

Definitivamente não sirvo para batizar pratos e receitas.
No domingo, à noite, morrendo de sono, coloquei em prática os ensinamentos adquiridos com tantos anos de leituras de blogs de culinária e consegui fazer um prato que ficou bom, foi super rápido, dá pra aproveitar sobrinhas de legumes mas, não tem um nome decente. Triste isso !

Pegue pequenas porções de legumes picados ( usei o que tinha: chuchu, cenoura, abobrinha, pimentão e couve-flor ) e refogue por alguns instantes ( sabe quando o legume começa a 'suar' ? Refogue até aí ! ) com 1 dente de alho amassado, 1 cebola pequena e 3 colheres de azeite. Deixe eles quietos e faça a segunda parte.
Bata 2 claras em neve ( eu largo lá na batedeira e vou fazer o resto ).
Pre-aqueça o forno, 180°, unte um refratário ( usei um pequeno, tipo 20 x 30 ou qualquer coisa um pouco maior ou perto disso ).
Faça um bachamel ( ou molho branco ) aquecendo 2 colheres de manteiga, 2 colheres de farinha de trigo e acrescentando 300 ml de leite. Quando ferver, apague o fogo, acrescente 2 gemas ( peneiradas ou não ), misture e junte aos legumes. Coloque tudo no refratário e cubra ou não com queijo, ao seu gosto.
Leve ao forno por cerca de 35 minutos. Tá pronto quando estiver douradinho e o palito sair limpo ( ele não sai limpo, limpo porque a textura não deixa, mas se o palito não sair todo sujo, tá pronto ! ).

Sugestões de nomes decentes são aceitas.
;)

Nenhum comentário: